Observatório de Obesidade

SOBRE


O Observatório de Obesidade é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob coordenação da Profª Drª Daniela Canella, do Instituto de Nutrição, e tem parceria com docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). No âmbito da UERJ, está cadastrado como Projeto de Extensão e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico.

Desde 2021, além de manter o diálogo entre academia, trabalhadores da saúde e pessoas que atuam no controle social e sociedade, o Observatório de Obesidade ampliou o seu público para docentes e estudantes de ensino médio, por meio da produção de videoaulas.

Ainda, o Observatório de Obesidade integra a Colansa (http://colansa.org/pt/ ), uma rede que atua de forma colaborativa para contribuir com o desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis e equitativos, além de melhorar a nutrição e a saúde da população da América Latina e do Caribe, por meio da geração de conhecimento científico e de contribuições para o avanço de políticas públicas adequadas.

Seja bem-vinda/o! Aqui e nas nossas páginas no Facebook e no Instagram você encontrará informações atuais e relevantes sobre obesidade!
Fluxograma de Normas de Publicação

Como surgiu o Observatório de Obesidade?

Diante do aumento da prevalência da obesidade no Brasil, em agosto de 2018 foi lançada uma chamada para financiamento de pesquisas sobre o “Enfrentamento e controle da Obesidade no âmbito do SUS” nos Estados brasileiros. No Estado do Rio de Janeiro, uma equipe composta por docentes e pesquisadores da UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF, FIOCRUZ e nutricionistas da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Caxias, Mesquita e Macaé, apresentou a proposta intitulada “Ações de controle e enfrentamento da obesidade no estado do Rio de Janeiro – pesquisa, formação, monitoramento e difusão” (PEO-ERJ), a qual foi aprovada em outubro de 2018.

Três eixos nortearam o PEO-ERJ: pesquisa, formação, monitoramento e difusão. O Observatório de Obesidade integrou o eixo de “monitoramento e difusão” e foi concebido com a finalidade de ser uma ferramenta de diálogo entre academia, trabalhadores da saúde e pessoas que atuam no controle social e sociedade.

Em outubro de 2019, foram construídas e lançadas as páginas do Instagram (@observatoriodeobesidade) e Facebook (Observatório de Obesidade) e o site do Observatório de Obesidade foi lançado em fevereiro de 2020.

Os conteúdos publicados nas redes sociais do Observatório de Obesidade eram avaliados previamente por docentes e pesquisadores da área, que compunham o Comitê de Verificação. O Comitê de Verificação teve a função de verificar se os conteúdos produzidos estavam em concordância com os objetivos do Observatório de Obesidade, se possuíam linguagem clara e acessível e seguiam as normas/fluxograma pré-estabelecidos (imagem ao lado). Esta equipe era formada pela Evelyne Lobato, Hugo Marques, Luciana Maldonado e Daniela Canella.

Em março de 2022, as atividades do PEO-ERJ se encerraram, entretanto, as atividades do Observatório de Obesidade tiveram continuidade e a tomada de decisão referente às publicações continua seguindo o previsto nas normas definidas em sua concepção.

SOBRE


Seja bem-vinda/o ao Observatório de Obesidade, um dos eixos do Projeto de Enfrentamento da Obesidade no Estado do Rio de Janeiro (PEO-ERJ). Aqui e nas nossas páginas no Facebook e no Instagram você encontrará informações atuais e relevantes sobre obesidade! O Observatório de Obesidade tem como eixo central a difusão de conhecimento, a fim de ser uma ferramenta para o diálogo entre a área acadêmica, trabalhadores da saúde, pessoas que atuam no controle social e sociedade.

Como surgiu o PEO-ERJ? Diante do aumento da prevalência da obesidade no Brasil foi lançada uma chamada para financiamento de pesquisas sobre o “Enfrentamento e controle da Obesidade no âmbito do SUS” nos Estados brasileiros. No Estado do Rio de Janeiro a proposta selecionada foi o Projeto de Enfrentamento da Obesidade no estado do Rio de Janeiro – PEO-ERJ. O PEO-ERJ é formado por uma equipe de docentes e pesquisadores da UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF, FIOCRUZ e nutricionistas da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Caxias, Mesquita e Macaé e conta com financiamento do Ministério da Saúde e CNPq. Três eixos principais norteiam o PEO-ERJ. O eixo de ‘Pesquisa e Desenvolvimento’ tem como objetivo analisar as estratégias e os desafios da organização e implementação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no Estado do Rio de Janeiro. O eixo de ‘Formação’ propõe a realização de cursos de formação para profissionais de saúde, gestores e atores do controle social da Atenção Básica e de Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF). E por fim, no eixo ‘Monitoramento e Difusão’, tem-se o Observatório de Obesidade.

Compartilhar