VIGITEL: Sistema de Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico
24 de janeiro de 2020
Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
24 de janeiro de 2020

A POF avalia as estruturas de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos. Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, como as despesas com alimentos e medicamentos, várias características dos domicílios e das famílias são também investigadas, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida. Os dados referentes à aquisição de alimentos têm representatividade nacional, para as cinco macrorregiões e para as áreas rural e urbana.

Nos anos de 2002-2003 e 2008-2009 também foram aferidos peso e altura de toda a população investigada pela POF. Para o ano de 2008-2009 também são disponibilizadas informações sobre o consumo alimentar pessoal de adolescentes, adultos e idosos, consumo alimentar médio per capita, consumo alimentar fora do domicílio, consumo de energia e nutrientes. Estes dados têm representatividade nacional e para as cinco macrorregiões.

A última POF se refere aos anos de 2017-2018 e, além dos dados de despesas e rendimentos, foram coletados dados de consumo alimentar e de situação de segurança alimentar e nutricional das famílias. As publicações “Primeiros resultados” e “Avaliação nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil” já estão disponíveis no site do IBGE.

Para acesso aos dados via Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA (dados agregados), clique aqui.

Para acesso aos microdados, clique aqui.

Para acesso aos relatórios disponíveis da POF 2017-2018, clique aqui.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *