Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
24 de janeiro de 2020
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
24 de janeiro de 2020

A PeNSE teve início em 2009 (com edições em 2012 e 2015), fruto de parceria entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde, com apoio do Ministério da Educação. A pesquisa de base escolar investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes. Desde 2012, sua abrangência geográfica é nacional: na edição de 2015, realizada com dois planos amostrais distintos, os resultados da amostra 1 estão disponíveis para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais; e para a amostra 2, Brasil e Grandes Regiões. São disponibilizadas informações sobre as características básicas da população de estudo, incluindo aspectos socioeconômicos, contextos social e familiar, fatores de risco comportamentais relacionados a hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, exposição a acidentes e violências, hábitos de higiene, saúde bucal, saúde mental e percepção da imagem corporal, entre outros tópicos. Características do ambiente escolar e do entorno são também contempladas.

Nova edição da PeNSE foi realizada em 2019, no entanto, os dados ainda não estão disponíveis.

Acesso aos dados via Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, clique aqui.

Acesso aos Microdados, clique aqui.