Livro “Cuidado da obesidade no território: reflexão e ação”

Pesquisa “Condições de alimentação, nutrição, saúde e segurança alimentar e nutricional de estudantes universitários e relação com o ambiente alimentar universitário”
13 de junho de 2022
Cursos a distância do PEO-ERJ
8 de novembro de 2022

Apresentamos o mais recente e-book “Cuidado da obesidade no território: reflexão e ação”, oriundo do Projeto de Enfrentamento a Obesidade no estado do Rio de Janeiro (PERO-ERJ), coordenado pela Profa. Luciana Castro e desenvolvido em parceria com docentes dos cursos de Nutrição da UFF, UNIRIO, UFRJ e FABA; e com nutricionistas da Secretaria de Estado de Saúde do RJ e das Secretarias Municipais de Saúde de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Macaé, Rio das Ostras e Mesquita; além das organizações da sociedade civil ACT Promoção da Saúde e Instituto Desiderata.

A publicação está organizada em 5 módulos: definição, conceito e caracterização da epidemia de obesidade; mapeamento da obesidade no território, organização do cuidado da obesidade, prevenção da obesidade e promoção de saúde, alimentação e práticas corporais saudáveis; abordagem clínica. Todos os módulos apresentam um roteiro com aplicação prática que provoca a reflexão sobre as práticas de cuidado produzidas. Ao final é apresentado um exercício que propõe a elaboração de um plano de ações que podem contribuir para a organização do cuidado na rede de atenção à saúde.

Desejamos que esse material seja mais uma ferramenta na caixa dos profissionais da atenção primária em saúde em busca da organização da linha de cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade

Para acessar o e-book clique no link abaixo: