Artigo “Desenvolvendo e refinando mensagens de mudança de comportamento com base nas diretrizes nutricionais brasileiras: uso de uma abordagem sequencial de métodos mistos”

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As diretrizes nutricionais de países são uma ferramenta importante para a promoção da saúde da população. Elas devem se basear nas evidências científicas mais recentes sobre a relação entre dieta e saúde e fornecer recomendações ​​para prevenir Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) por meio da alimentação culturalmente condizente com a realidade do País. Ademais, podem servir como base para materiais de educação alimentar e nutricional e subsidiar programas e políticas públicas.

No Brasil, o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), 2ª edição, publicado em 2014, apresenta para a população recomendações baseadas em evidências e introduz a classificação NOVA, que classifica alimentos conforme a extensão e o propósito do processamento industrial. No entanto, os dados atuais de vigilância alimentar e nutricional sugerem que apenas uma parcela da população segue as recomendações do GAPB. Reconhecendo empecilhos para aplicação prática de diretrizes nutricionais, um estudo desenvolveu e refinou uma seleção de mensagens motivadoras para adesão a práticas saudáveis em adultos.

Uma abordagem sequencial, de cinco etapas e métodos mistos, determinada a priori, foi seguida para desenvolver e refinar mensagens que apoiem práticas consistentes com as recomendações do GAPB. As etapas foram: (1) extração de conteúdo, (2) análise de público, (3) contribuição de um painel de especialistas, (4) desenvolvimento e refinamento de mensagens, e (5) teste de validade de conteúdo. As mensagens foram elaboradas para serem aplicáveis ​​a um amplo grupo demográfico e dirigidas a adultos que vivem em áreas urbanas.

O processo de extração de conteúdo levou à identificação 63 trechos do GAPB, organizados nos seguintes temas: Recomendações gerais para a escolha dos alimentos; Orientações sobre a combinação dos alimentos; O ato de comer e comensalidade; Obstáculos na adesão às recomendações.

A análise do público destacou as barreiras à alimentação saudável que incluíam: falta de tempo (para comer, para cozinhar), dificuldade de acesso a alimentos saudáveis, conveniência e marketing onipresente de alimentos ultraprocessados. Uma crença comum era de que os alimentos saudáveis ​​não eram tão saborosos e uma alimentação saudável era considerada um sacrifício, além de que os papéis de gênero eram tradicionalmente definidos com os homens contribuindo financeiramente para a compra de alimentos e apenas cozinhando em ocasiões especiais ou quando desejavam algo específico.

Após considerar os resultados da análise de público, 20 dos 63 trechos do GAPB analisados ​​pelo painel de especialistas foram identificados como prioritários para o desenvolvimento de mensagens. As mensagens foram organizadas em torno das atividades de planejamento de refeições, compras e preparo de alimentos, e a comensalidade, destacando-se a apresentação da classificação NOVA. Além dos ganhos em saúde, o desenvolvimento de mensagens que enfatizassem sustentabilidade ambiental, igualdade de gênero e economia de gastos também foi sugerido com base nas lições da análise do público.

Foram desenvolvidas 111 mensagens curtas e estruturadas para serem unilaterais, por meio de linguagem simples e clara, com ênfase inicial em informações primordiais, usavam uma linguagem simples e eram explícitas nas informações que transmitiam. Além disso, as mensagens eram apresentadas na voz ativa, com caráter de empatia, positividade e vantagem. Também eram focadas em objetivos e desenvolvimento de habilidades, processo auto-reflexivo sobre comportamentos, valorizando economia de tempo e / ou custos.

No final da validação de conteúdo e após a incorporação do feedback dos especialistas, um total de 40 mensagens foram finalizadas e testadas para aplicação com a população-alvo (Etapa 6 do estudo, relatada em artigo subsequente).

No referido estudo, as mensagens foram desenvolvidas para tornar o GAPB mais significativo e mais fácil de ser colocado em prática, tornando explícito o comportamento recomendado ao consumidor. Detalharam-se métodos que podem ser adaptados e replicados para o desenvolvimento de mensagens em outros contextos. Concluiu-se que a integração de métodos que permitem uma compreensão mais profunda das preocupações do consumidor, ao mesmo tempo que fornece orientação nutricional que os motiva a agir, é fundamental para a criação de mensagens de mudança de práticas. Como o próprio Guia aponta, existem barreiras para a adesão a suas recomendações, como o acesso físico e financeiro a alimentos, e também a informação. Este estudo pretendeu contribuir para a superação desta barreira.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

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