Ganho de peso e consumo de refrigerantes em adolescentes brasileiros

Painel de Obesidade Infantil
19 de agosto de 2021
Comparações internacionais de estigma de peso
14 de setembro de 2021

Excesso de peso na adolescência e o consumo de refrigerantes

O excesso de peso é um grave problema de saúde pública, devido a sua elevada prevalência em todo o mundo, em todas as faixas etárias, inclusive na adolescência. O excesso de peso na adolescência pode levar a prejuízos à saúde na vida adulta, além de contribuir para o desenvolvimento precoce de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, síndrome metabólica.

O consumo de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, parece estar associado ao excesso de peso em adolescentes. Entretanto, os resultados e as relações de causalidade dos estudos que avaliaram a associação do consumo de refrigerantes com o excesso de peso na adolescência são controversos, fazendo-se necessário avaliar a exposição a grupos populacionais e categorias específicas do estado nutricional, já que o desfecho pode ser distinto em cada categoria, como: sexo, idade, e contexto social e cultural, a que público estudado está inserido. Nesse sentido, um estudo teve como objetivo verificar a associação entre excesso de peso corporal e consumo de refrigerante em adolescentes escolares segundo o sexo.

Estudo em Montes Claros investiga associação entre excesso de peso na adolescência e o consumo de refrigerantes

O estudo foi realizado com estudantes do ensino médio da zona urbana do município de Montes Claros, Minas Gerais. A cidade de Montes Claros tinha 38 unidades de escolas públicas da rede estadual com ensino médio, com 12.342 escolares matriculados no ano de 2017. O cálculo do tamanho amostral evidenciou um tamanho amostral de no mínimo 1.768 escolares. A seleção da amostra foi do tipo probabilística por conglomerados em dois estágios, sendo o primeiro constituído pelas escolas e o segundo pelas turmas das escolas selecionadas. A coleta de dados ocorreu entre maio de 2017 e março de 2018, em dias agendados em cada escola, com a utilização de um questionário autoaplicável. Foram incluídos alunos de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos, que concordaram em participar da pesquisa. Foram excluídos os participantes com os dados ausentes de peso e altura.

A variável desfecho do estudo foi o Índice de massa corporal (IMC), calculado de acordo com a altura e o peso autorreferidos pelos participantes. O IMC foi categorizado em adolescentes eutróficos e com excesso de peso, classificados em ≤ mediana e > mediana, a partir da distribuição do escore Z (zIMC). O consumo de refrigerante, variável de exposição principal do estudo, foi avaliado a partir da sua frequência de consumo semanal, variando de nunca a todos os dias da semana. Os adolescentes foram categorizados em dois grupos: consumo de refrigerante até um dia na semana e 2 ou mais dias na semana.

Mais da metade dos adolescentes consume refrigerantes em 2 ou mais dias da semana

Participaram do estudo 1.225 adolescentes, sendo 53,4% do sexo feminino. A proporção do consumo de refrigerante na frequência de 2 ou mais dias na semana foi de 54,3% (IC 95% =51,5-57,1) entre os participantes. A prevalência de excesso de peso foi de 9,6% (n=118), sendo que destes 53,4% eram do sexo feminino e 46,6% do sexo masculino.

Para os adolescentes eutróficos a mediana de IMC foi de -0,24 e para os adolescentes com excesso de peso a mediana foi 1,64. Na análise de associação entre zIMC e a frequência de consumo de refrigerantes, observou-se que entre os adolescentes do sexo masculino (p=0,900) e feminino (p=0,188) eutróficos não houve associação significativa.

Entre os adolescentes do sexo masculino com excesso de peso, o consumo de refrigerantes entre 2 ou mais dias da semana esteve associado a aumento na chance 2,18 vezes de estarem acima da mediana de zIMC, quando comparado aos adolescentes com consumo até um dia na semana. A associação permaneceu após o ajuste por idade. Já para os adolescentes do sexo feminino com excesso de peso não houve associação entre o consumo de refrigerantes e zIMC.

Estudantes do sexo masculino: quanto maior o consumo de refrigerantes, maior o excesso de peso na adolescência

Em resumo, foi encontrada associação positiva entre consumo de refrigerantes e as categorias mais altas de zIMC em adolescentes do sexo masculino. Os autores sugerem a implementação de estratégias capazes de diminuir a prevalência do excesso de peso na adolescência e o consumo de refrigerantes a fim de melhorar a qualidade da alimentação e reduzir a incidência de doenças crônicas. Ressalta-se que os programas de educação alimentar e nutricional devem pensar em como priorizar o consumo de outras bebidas, mas também deve-se regular a comercialização desses produtos nas escolas, com o objetivo de estimular o consumo de bebidas mais saudáveis nessa faixa etária.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.