Fatores associados às taxas de cirurgias bariátricas nas Unidades Federativas do Brasil

Folder “Alimentação saudável para pessoas com obesidade”
23 de maio de 2023
Caderno de Promoção da Saúde sobre Vigilância Alimentar e Nutricional
6 de junho de 2023

Com o aumento da obesidade mórbida (IMC ≥ 40 kg/m2) na população brasileira, é crescente a demanda por cirurgias bariátricas. Esta é uma intervenção considerada eficaz e com bom custo-benefício, principalmente para indivíduos com comorbidades associadas, como diabetes e hipertensão.

O Brasil realiza cerca de 17% do total de cirurgias bariátricas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Cerca de 90% desses procedimentos são realizados na rede privada de saúde, enquanto 75% da população elegível para cirurgia depende do sistema público de saúde, o SUS. Apesar da tendência de aumento na realização de cirurgias bariátricas pelo SUS, a oferta ainda é escassa, com limitação de recursos e com muitos hospitais públicos especializados ainda não realizando o número mínimo de cirurgias estabelecido pelo Ministério da Saúde (96 por ano ou em média 8 por mês).

Um estudo conduzido no Brasil teve como objetivo analisar os fatores socioeconômicos, demográficos e de gestão em saúde associados às taxas de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS nas unidades federativas do Brasil entre 2008 e 2018 e se estes fatores explicam as diferenças regionais observadas em cada unidade federativa, considerando a quantidade dessas cirurgias.

A taxa média de cirurgias bariátricas feitas pelo SUS foi de 2,44 por 100 mil habitantes, variando de 0 (nenhuma cirurgia) a 58,46 por 100 mil (registrado no Paraná em 2018). Os dados indicam a existência de desigualdades na realização desse procedimento entre as áreas e durante o período analisado. As regiões Sul e Sudeste destacam-se na realização do procedimento, enquanto a região Norte possui menor número de cirurgias. Estados como Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Goiás não realizaram cirurgia bariátrica pelo SUS em 2008 e passaram a implementar em 2018. Estados como Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Piauí não registraram nenhuma cirurgia bariátrica pública durante todo o período estudado.

O estudo destaca que o aumento no nível econômico dos estados está associado à redução de cirurgias bariátricas, o que pode ser explicado pelas ações estratégicas de prevenção da obesidade serem mais adotadas nas áreas mais ricas. A média de anos de estudo da população dos estados também se associou negativamente à realização de cirurgias bariátricas pelo SUS, uma vez que níveis mais baixos de escolaridade podem ser fator de risco para a obesidade, principalmente para as mulheres, público que mais procura pelos procedimentos ofertados pelo SUS.

A expectativa de vida exerceu impacto positivo e significativo sobre o índice de cirurgias bariátricas nas unidades federativas brasileiras, entre 2008 e 2018. Conforme a população envelhece, mais exige medidas de cuidados com a saúde e bem-estar, e isso pode implicar no aumento da demanda por cirurgias bariátricas.

O estudo destaca que ter maior cobertura de equipes de saúde da família contribuiu para a redução das taxas de cirurgias bariátricas nas unidades federativas. Esse achado reforça a importância dessa estratégia como política pública para a prevenção e controle dos índices de obesidade mórbida no país. Além disso, a taxa de cirurgiões do aparelho digestivo e a taxa de hospitais credenciados na assistência de alta complexidade nas unidades federativas tem impacto positivo sobre o índice de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS. A maior contratação, valorização e treinamento desses profissionais é fundamental para a oferta do procedimento pelo SUS e para minimizar o problema da obesidade mórbida no país, e também para ampliar a oferta do procedimento, particularmente nas regiões menos assistidas.

Por fim, destaca-se a importância de fortalecer e expandir as equipes de saúde na prevenção e tratamento da obesidade, e a ampliação do credenciamento de hospitais da alta complexidade, melhorando o financiamento e uso dos recursos, para que esses procedimentos sejam realizados em nível estadual e municipal, sobretudo nas unidades federativas onde a oferta do procedimento ainda é baixa ou inexistente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *