[De onde vem a nossa alimentação?] Produção de alimentos.

[De onde vem a nossa alimentação?] Alimentos in natura x ultraprocessados.
3 de fevereiro de 2020
Associação entre excesso de peso e obesidade e mortalidade – Brasil e Argentina
11 de fevereiro de 2020
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Atualmente os principais modelos de produção de alimentos são a agricultura convencional (o modelo hegemônico) e a agricultura orgânica e de base agroecológica. A agricultura orgânica e de base agroecológica prima pelo uso sustentável dos recursos naturais, que produzem alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade, que contribuem para a desconcentração das terras produtivas e para a criação de trabalho e que, ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam saberes e formas de produção tradicionais. Já na agricultura convencional os alimentos são produzidos com o uso de adubos químicos e agrotóxicos.
A produção orgânica e de base agroecológica valoriza e incentiva o trabalho da agricultura familiar. Isso contribui para melhorar a qualidade de vida dessas famílias e previne o êxodo rural. Já a produção de alimentos convencional tem sido responsável pela contaminação de aquíferos freáticos, rios e oceanos, comprometendo a fertilidade do solo, destruindo a biodiversidade e intensificando a dependência de energia petroquímica e dos agroquímicos, além do uso dos agrotóxicos aumentar as chances de desenvolvimento de diversos tipos de câncer por fatores ocupacionais.
A maior parte da produção de alimentos no Brasil é convencional, sendo importante ressaltar que assim como os alimentos in natura, aqueles processados e ultraprocessados também tem como base os alimentos produzidos pela agricultura convencional. Então, fique atento!
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *