[De onde vem a nossa alimentação?] Alimentos in natura x ultraprocessados.

TED Carlos Monteiro – Alimentação saudável: um desafio do século 21
3 de fevereiro de 2020
[De onde vem a nossa alimentação?] Produção de alimentos.
6 de fevereiro de 2020

Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente das plantas ou animais, que não sofreram nenhuma alteração após deixar a natureza. Àqueles submetidos a processos de limpeza, remoção das partes não comestíveis, secagem, fermentação, refrigeração e congelamento, damos o nome de alimentos minimamente processados. A adição de sal, açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura, transforma-os em alimentos processados. Já os alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (ex: óleos, açúcar), derivadas de constituintes de alimentos (ex: gorduras hidrogenadas) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (ex: corantes e aromatizantes).

Um importante princípio para uma alimentação saudável pode ser resumido na frase: “Descasque mais e desembale menos”. Ao fazer de alimentos in natura a base da alimentação, naturalmente você descascará mais os alimentos, e ao reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, também é natural que desembale menos.

Sabemos como é grande o desafio de evitar “desembalar”, diante da grande oferta que encontramos nos grandes mercados. A nossa sugestão é para que sempre que possível, faça suas compras em feiras livres, feiras de produtores locais, sacolões, varejões ou mercados em que são comercializados alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo orgânicos e de base agroecológica. Ao frequentar estes ambientes para abastecer sua despensa e geladeira, naturalmente o consumo de alimentos in natura irá aumentar!

Para mais informações, acesse o Guia Alimentar para a população brasileira-2ed.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *