Pesquisa sobre rotulagem frontal de alimentos indica que modelos de advertência podem ser mais eficazes que modelo de semáforo.

Artigo “An evaluation of Chile’s Law of Food Labeling and Advertising on sugar-sweetened beverage purchases from 2015 to 2017: A before-and-after study.”
14 de abril de 2020
Artigo “The impact of junk food marketing regulations on a food sales: an ecological study”
28 de abril de 2020

Um estudo realizado no Brasil avaliou a eficácia da rotulagem com modelo de advertência em comparação ao modelo de semáforo na compreensão, percepções e intenções de compra dos indivíduos. Foram utilizados dados referentes a um ensaio aleatorizado controlado online, realizado com uma amostra de 1607 adultos, que deveriam simular decisões e tarefas executadas durante uma visita regular a uma bomboniere.

O modelo de advertência obteve melhores resultados referentes a clareza de informações do que o modelo de semáforo. A existência de rotulagem frontal de advertência nos produtos melhorou significativamente a compreensão dos indivíduos sobre o excesso de nutrientes críticos (açúcar, sódio e gordura saturada) presentes em cada alimento e melhorou a capacidade de identificação de qual produto seria mais saudável.

Em relação ao modelo de semáforo, a intenção de compra de alimentos mais saudáveis foi maior que na ausência de rotulagem frontal. A rotulagem frontal de alimentos e bebidas tem sido um tema bastante debatido no país e, de acordo com a literatura, tem se mostrado eficaz no auxílio da escolha alimentar individual. Os modelos de advertências parecem ser superiores em relação ao design, utilidade, eficácia e clareza.

O estudo concluiu que a rotulagem com modelo de semáforo apresentou-se mais confusa e contribuiu menos para o julgamento do consumidor na presença de nutrientes indicados com cores verde e amarelo, que podem passar uma falsa impressão de que o alimento era saudável. Logo, a rotulagem frontal com advertências foi mais adequada para informar a concentração de nutrientes críticos presentes em produtos alimentícios e para auxiliar na tomada de decisão dos indivíduos.

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