A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) publicou um material com orientações sobre como a alimentação pode contribuir para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O documento defende a alimentação como um direito social básico, bem como a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional a todos os brasileiros.
A alimentação também deve ser compreendida como promotora da saúde. Muito tem se falado atualmente sobre o papel da alimentação para promover uma “resposta positiva do sistema imunológico”, o que pode ser importante, visto que ainda não há evidências científicas de remédios ou vacinas específicas para a Covid-19. Mas vale lembrar que nenhum alimento ou nutriente isolado previne a infecção pelo novo coronavírus, e sim uma alimentação adequada e saudável auxilia no sistema imunológico e na promoção da saúde.
O material aborda as recomendações para uma alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014 e apresenta dicas de como colocá-las em prática. Protocolos para higienização dos alimentos, embalagens e utensílios, com solução clorada, são apontados no material.
Por fim, a SES-RJ destaca a confiabilidade de algumas fontes de informação sobre alimentação e nutrição, mencionando o Observatório de Obesidade, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN 4).
Vale a pena conferir o documento na íntegra. Clique aqui para acessá-lo.