Artigo “Panorama regional sobre a dupla carga de má nutrição e exemplos de respostas em programas e políticas: América Latina e Caribe”

A dupla carga de má nutrição: The Lancet
4 de agosto de 2020
Ambiente Alimentar de terminais rodoviários da região metropolitana do Rio de Janeiro
14 de agosto de 2020

As evidências atuais mostram que fome, insegurança alimentar, baixa estatura, desnutrição, anemia, excesso de peso e doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) podem coexistir na mesma pessoa, família e/ou comunidade, constituindo-se o que tem sido denominado de dupla carga de má nutrição.

Um artigo publicado em 2019 resumiu as principais políticas e ações destinadas a prevenir a desnutrição e a obesidade na América Latina e Caribe.

As Américas representam o continente com a maior prevalência de sobrepeso e de obesidade no mundo, acompanhada da prevalência progressiva de DCNT (como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças pulmonares). A dupla carga de má nutrição na região está ligada ao consumo de alimentos ultraprocessados, ​​que são densos em energia, ricos em açúcar, sal ou gordura e pobres em nutrientes. Por conseguinte, ressalta-se a urgência em transformar as cadeias de suprimentos e os ambientes alimentares de modo a ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis ​​e, consequentemente, enfrentar todas as formas de má nutrição.

Em 2014, o “Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes” foi aprovada pelos Estados Membros da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) com o objetivo de deter o crescimento acelerado da epidemia de obesidade em crianças e adolescentes por meio de uma abordagem multissetorial que vise à transformação do atual ambiente obesogênico em oportunidades que favoreçam a ingestão de alimentos saudáveis, assim como a prática de atividade física. O Plano incentiva os Estados Membros a formalizar uma série de políticas destinadas a prevenir a obesidade infantil por meio de abordagens ambientais específicas.

Vários países têm implantado o referido Plano de Ação. A Agência de Saúde Pública do Caribe apoia ativamente os Ministérios da Saúde, Educação e Esporte quanto ao desenvolvimento de políticas e estratégias de nutrição escolar com o intuito de criar ambientes de promoção da saúde na escola e nas comunidades vizinhas. O Chile está implantando o sistema abrangente de proteção infantil “Chile Cresce Contigo”, que integra atividades de saúde, desenvolvimento social e educacionais para otimizar o crescimento e o desenvolvimento motor e cognitivo infantil. Por meio de políticas e planos, o Brasil tem firmado compromissos com metas internacionais relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional, DCNT e seus fatores de risco.

Apesar de a dupla carga de má nutrição estar sendo cada vez mais abordada por instituições regionais, sociedade civil e instituições acadêmicas, dada a vasta evidência de que afeta todas as regiões do mundo, é requerida a mobilização de diferentes setores para impulsionar esta agenda. É imperativo que os governos apoiem ​​respostas integradas para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no sentido de enfrentar a má nutrição em todas as suas formas e de promover saúde e bem-estar. Recomenda-se a articulação entre instituições regionais a fim de promover intervenções multicomponentes que priorizem os principais determinantes da dupla carga de má nutrição (social, demográfico, comportamental, ambiental e biológico).

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.