Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da UERJ lança o Manual de Aplicação do Instrumento de Avaliação do Ambiente Alimentar Hospitalar

Regulamentação chilena de alimentos e bebidas e empregos/salários no setor produtivo
9 de fevereiro de 2021
Patrocínio de empresas do setor de alimentação e bebidas no futebol brasileiro
23 de fevereiro de 2021

Nos últimos anos, muitos estudos têm se voltado para a avaliação de ambientes alimentares, dentre eles, os ambientes organizacionais, representados por escolas, hospitais e demais locais de traba­lho. No Brasil, apesar do elevado número de trabalhadores que exercem suas atividades profissionais em hospitais, não existem instrumentos para avaliar o ambiente alimentar dessas instituições. Os instrumentos disponíveis até o ano de 2019 tinham sido desenvolvidos em países de renda alta, como Estados Unidos, e adotavam paradigma de alimentação saudável baseado prioritaria­mente em nutrientes.

Buscando con­tribuir para a superação desta lacuna, foi desenvolvido o estudo “Ambiente alimentar hospitalar: desenvolvimento e avaliação de desempenho de instrumento e caracterização da rede pública de uma metrópole brasileira”, coordenado pelas professoras Inês Rugani e Daniela Canella, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este estudo envolveu a tese de doutorado de Giselle Moura Messias e a dissertação de mestrado de Maria Eduarda Ribeiro José ambas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UERJ.

Este manual, um dos produtos do estudo, detalha os procedimentos necessários para a aplicação do Instrumento de Avalia­ção do Ambiente Alimentar Hospitalar, com o intuito de servir de apoio aos pesqui­sadores antes e durante a coleta de dados. Ele está dividido em duas partes: a primeira é referente às instruções gerais, que devem ser observadas no início e no término da coleta de dados; e a segunda se refere às instruções específicas dos itens contidos no instrumento.

Para acessar o manual, clique aqui: Manual ambiente hospitalar_pdf