Prevenção da obesidade infantil com foco em intervenções a nível populacional e equidade

Vamos falar de forma diferente sobre obesidade?
24 de abril de 2024
Boletim epidemiológico: cenário da obesidade no Brasil
7 de maio de 2024

A obesidade infantil, assim como na população adulta, vem aumentando nas últimas décadas. Muita atenção tem sido dada recentemente aos novos medicamentos para perda de peso, alguns dos quais foram aprovados para crianças com 12 anos de idade ou mais. No entanto, faltam evidências que apoiem a sua utilização durante longos períodos.

Embora esta farmacoterapia seja importante, os autores acreditam que os acadêmicos e os decisores políticos não devem perder de vista as estratégias a nível populacional que podem, em primeiro lugar, prevenir o ganho excessivo de peso e a obesidade entre as crianças. O maior foco na prevenção não só pode atingir um grande número de crianças, mas também “liberar” dinheiro que, de outra forma, seriam gastos no tratamento da obesidade e das suas consequências para a saúde na idade adulta.

Neste sentido, um estudo examinou três ações políticas para prevenir a obesidade infantil. As duas primeiras estratégias envolviam um melhor alinhamento do Programa Especial de Nutrição Suplementar para Mulheres, Bebês e Crianças (Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants, and Children – WIC) e dos programas de alimentação escolar com as Diretrizes Dietéticas para Americanos. A terceira abordagem envolve a implementação de impostos especiais sobre o consumo de bebidas açucaradas.

O WIC é um programa que atende mais de 6 milhões de pessoas por mês, fornecendo alimentos suplementares para apoiar as necessidades nutricionais de mulheres americanas grávidas, em pós-parto, bebés e crianças até aos 5 anos de idade em famílias de baixa renda. As modificações realizadas no WIC em 2009 resultaram em melhorias na qualidade nutricional dos alimentos adquiridos e presentes nas dietas das crianças. Tais melhorias resultaram em uma modificação nas tendências da prevalência da obesidade entre crianças de 2 a 4 anos de idade, que saiu de uma tendência crescente antes da implementação da política para uma tendência decrescente após a implementação.

Outro programa que se mostrou efetivo no combate à obesidade infantil consiste em uma lei (2010 Healthy, Hunger Free Kids Act. School) para o fortalecimento de estratégias de fornecimento de refeições e lanches escolares saudáveis. Uma análise das taxas de obesidade entre crianças antes e depois da implementação dessa lei sugere que esta estava associada a uma redução de centenas de milhares de crianças com obesidade até 2018.

Uma estratégia que foi implementada com sucesso em diversas cidades dos EUA e em outros países foi a taxação por um imposto especial sobre o consumo de bebidas açucaradas. As bebidas açucaradas são a principal fonte de adição de açúcar na dieta dos americanos e estão fortemente associadas ao ganho de peso e obesidade em crianças e adultos. Uma análise recente destaca os prováveis efeitos relacionados à saúde e à equidade na saúde de um imposto estadual hipotético sobre o consumo de bebidas açucaradas na Califórnia. A análise projetou que tal imposto reduziria custos com a saúde e evitaria 42.700 casos de obesidade em crianças e 223.000 casos em adultos em todo o estado ao longo de 10 anos devido às reduções no consumo de bebidas açucaradas.

Destaca-se que não é necessário escolher entre prevenir e tratar a obesidade infantil, ambos os objetivos são importantes. A medida que continuam os debates sobre a cobertura dos medicamentos para perda de peso pelos planos de saúde e ensaios clínicos têm sido conduzidos para ampliar a faixa etária das crianças elegíveis para tais medicamentos, é importante não perder de vista a forte evidência de que os investimentos na prevenção podem ser rentáveis e efetivos para o controle do avanço da obesidade. Um conjunto crescente de evidências indica que existem estratégias eficazes em termos de custos (ou mesmo de poupança de custos) a nível da população que podem prevenir a obesidade nas crianças, ao mesmo tempo que promovem a equidade em saúde.