Lojas de conveniência são um promotor da obesidade no México?

Acesso físico e financeiro a alimentos saudáveis em Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
14 de maio de 2024
Associação entre Índice de Massa Corporal e qualidade de vida
28 de maio de 2024

No México, o sobrepeso e a obesidade foram reconhecidos em 2016 e ratificados em 2018 como uma emergência nacional de saúde pública. A prevalência da obesidade na população mexicana em idade escolar (5 a 11 anos) aumentou de 8,9% em 1999 para 18,1% em 2022. Embora o sobrepeso e a obesidade sejam um fenômeno complexo e multifatorial, mudanças nos padrões alimentares associados à ambientes obesogênicos que promovem maior ingestão de energia têm sido documentadas na literatura.

Uma mudança rápida foi observada no ambiente alimentar do México, impulsionada principalmente pelo aumento de lojas de conveniência e supermercados em áreas mais carentes e menos urbanizadas do país. Diante desse contexto, um estudo teve como objetivo avaliar as taxas de sobrepeso e obesidade em crianças (6 a 12 anos) que frequentaram escolas em Monterrey, México, entre os anos de 2015 e 2018, e detectar possíveis associações entre as escolas e sua proximidade a lojas de conveniência.

Os dados antropométricos foram obtidos do Registro Nacional de Peso e Altura, uma estratégia implementada no México para avaliar o estado nutricional de crianças do ensino fundamental, realizado na área metropolitana de Monterrey, em 2015 e 2018.  O estado nutricional foi definido pelo indicador IMC/idade da OMS, definindo sobrepeso como indivíduos com escore z maior que +1 DP e obesidade como aqueles com escore z > +2 DP. A prevalência de obesidade foi computada e classificada em quintis a nível escolar.

Os dados das lojas de conveniência foram obtidos do Diretório Nacional de Unidades Econômicas. Foram analisadas as densidades de lojas de conveniência dentro de buffers de 400-800 m, a distância da escola até as lojas mais próximas e a visualização cartográfica da densidade de lojas versushotspots” de sobrepeso e obesidade (procedimento estatístico espacial que permitiu identificar, com nível de significância (90, 95 e 99%), aquelas escolas com prevalência notavelmente superior às suas vizinhas) para ambos os períodos.

Foram incluídas no estudo 175.804 crianças em 2015 e 175.964 em 2018 pertencentes a 1.552 escolas de ensino fundamental. Nesse período, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou de 38,7% para 39,3%, e foi encontrada uma relação diretamente proporcional entre os quintis com maior prevalência de sobrepeso e obesidade e o número de lojas para ambos os raios (400 m e 800 m, correspondendo a tempos de caminhada de 5 e 10 minutos, respectivamente).

As lojas de conveniência registadas no Diretório Nacional de Unidades Econômicas na área geográfica do estudo cresceram de 1.394 para 1979 no período 2015-2018, o que corresponde a um aumento relativo de 42% no número de lojas no período citado. Em 2018, as crianças das escolas com maior prevalência de sobrepeso e obesidade podiam chegar a mais de sete lojas caminhando durante 10 minutos e a pelo menos duas lojas caminhando apenas 5 minutos. Ao longo de 3 anos, todas as escolas, independentemente do seu status de sobrepeso e obesidade, enfrentaram um aumento na densidade de lojas de conveniência na sua periferia. O número de “hotspots” de sobrepeso e obesidade variaram de 63 a 91 entre 2015 e 2018, e foi confirmado visualmente que estes estavam associados a áreas com maior densidade de lojas de conveniência, independentemente das condições socioeconômicas da região.

Investigar a relação entre as lojas de conveniência e a prevalência de sobrepeso e obesidade entre crianças em idade escolar é importante para a compreensão do papel do ambiente alimentar na neste relevante problema de saúde pública. O uso da análise espacial fornece informações valiosas para intervenções de saúde pública e para o planejamento urbano, auxiliando na adaptação das intervenções para áreas geográficas específicas.

Destaca-se que políticas públicas destinadas a enfrentar o aumento do sobrepeso e da obesidade entre crianças em idade escolar de forma mais eficaz devem incluir estratégias para lidar com ambientes obesogênicos, o que potencialmente implica em limitar o número de lojas de conveniência no entorno das escolas, bem como promover a maior disponibilidade de alimentos saudáveis.