Instrumento de Avaliação do Ambiente Alimentar Universitário e manual para sua aplicação

Frequência de consumo alimentar, peso e composição corporal
29 de junho de 2021
Conhecimento de adultos brasileiros sobre a classificação NOVA
6 de julho de 2021

O ambiente alimentar passou a ser um tema de interesse entre acadêmicos e gestores de políticas públicas, em função do aumento acelerado da obesidade nas últimas duas década. Conhecer e avaliar o ambiente alimentar vem sendo um dos grandes desafios atuais para os pesquisadores dos campos da alimentação e nutrição e da saúde coletiva.

Buscando con­tribuir para a superação deste desafio, o Grupo Colaborativo de Estudos sobre o Ambiente Alimentar Universitário desenvolveu um instrumento para avaliação de estabelecimentos comerciais ou não presentes em universidades. O estudo de reprodutibilidade do instrumento compôs a tese de doutorado de Amanda da Silva Franco, intitulada “Ambiente alimentar universitário: caracterização, qualidade da medida e mudança no tempo”, defendida o Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Para acessar o manual e o instrumento, clique aqui: manual ambiente alimentar universitario