Guia Prático para uma Cantina Saudável

Consumo de alimentos ultraprocessados e perfil nutricional relacionado com doenças crônicas em adultos e idosos portugueses
25 de julho de 2023
Consumo de alimentos ultraprocessados, apetite e IMC em crianças
8 de agosto de 2023

A prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes vem crescendo ao longo dos anos. Em 2016, no mundo haviam 18% das meninas e 19% dos meninos acima do peso, sendo este um grande problema de saúde pública, que também pode acarretar em vários outros problemas na vida adulta, como acometimento de doenças crônicas não transmissíveis.

A escola é um importante espaço para promoção de uma alimentação adequada e saudável, uma vez que crianças e adolescentes passam no mínimo um terço do dia nesse ambiente, fazendo uma ou duas refeições diárias, o que representa de 30 a 50% da ingestão alimentar desses estudantes. Esse ambiente também pode influenciar nas escolhas e nos hábitos alimentares das crianças e adolescentes, portanto, compreender como se configura o ambiente alimentar escolar é de suma importância para identificar os fatores que influenciam a alimentação desse público e que vão interferir em seu desenvolvimento, saúde e bem-estar.

Pensando nisso, o Instituto Desiderata, a UFMG e o GEPPAAS lançaram um guia prático com informações para comercialização de alimentos e bebidas em cantinas e lanchonetes de escolas privadas e seu entorno. O objetivo é auxiliar gestores e trabalhadores responsáveis pelas cantinas escolares para promoção de ambientes alimentares mais saudáveis para crianças e adolescentes.

O documento está dividido em cinco grandes tópicos que abordam: (i) importância das cantinas escolares; (ii) uma breve análise da legislação vigente sobre cantinas no ambiente escolar; (iii) classificação dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, com orientações sobre como analisar o rótulo dos alimentos e instruções para a realização de diagnóstico dos alimentos comercializados e da presença de publicidade nas cantinas; (iv) o conceito de cantina saudável; e (v) um passo a passo de como implementá-la.

Esse documento segue as recomendações do Ministério da Saúde, que tem sugerido a implementação de cantinas saudáveis como uma importante estratégia para prevenir e reverter o cenário da obesidade infantil no Brasil. Trata-se de uma importante ferramenta para a promoção de uma alimentação saudável no ambiente escolar, aumentando a disponibilidade e o acesso dos estudantes a alimentos saudáveis e diminuindo a exposição a alimentos não saudáveis nas cantinas e no seu entorno.

Para acessar o Guia, clique aqui.

Compartilhar

3 Comments

  1. sergio luiz da silva disse:

    gostaria de informações sobre o que poderá ser vendido nas cantinas escolares da rede privada do rio de janeiro, pois trabalho como gerente e estou precisando de orientaçõse sobre o que ser vendido.

  2. Leonardo Muniz disse:

    A Câmara de Vereadores proibiu a venda de doces, chocolates e refrigerantes. Porém, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro não proibiu, sendo assim pergunto: pode ou não pode continuar vendendo doces, chocolates e refrigerantes?

    Também tenho outra dúvida, as crianças podem pedir o lanche que quiserem para entregar para comer na escola, porém, só não podem comprar na Cantina, isso está certo?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *