Mudanças na exposição à poluição do ar e IMC de crianças e adolescentes

Influência da segurança na vizinhança e do ambiente construído na obesidade infantil
24 de outubro de 2023
A adesão às práticas alimentares recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira está associada à qualidade da dieta?
14 de novembro de 2023

Um conjunto crescente de evidências relaciona a exposição à poluição atmosférica ao ar, que inclui aquela produzida pelo trânsito, ao aumento do índice de massa corporal (IMC), ao sobrepeso e à obesidade na infância. Entretanto, existem inconsistências nos resultados dos estudos e permanecem em aberto questões importantes sobre a causalidade dessa associação.

Estudos observacionais podem ser suscetíveis à autosseleção residencial, onde indivíduos mais preocupados com a saúde podem escolher viver em áreas mais saudáveis, e podem ser propensos à confusão residencial por nível socioeconômico. Por estas razões, tais estudos podem ter capacidade limitada para estabelecer causalidade. Experimentos naturais podem oferecer uma maneira de superar algumas das preocupações dos estudos observacionais. Um tipo de estudo com particular relevância para a poluição atmosférica são os estudos de realocação residencial, pois oferecem a oportunidade de estudar alterações nos desfechos em saúde após uma mudança repentina nos níveis de poluição atmosférica em função do novo endereço.

Embora possa haver uma seleção dos sujeitos se e para que tipo de bairro se mudam com base em múltiplos fatores sociais e econômicos, os experimentos de realocação residencial permitem a consideração de mudanças nas exposições e desfechos intraindividual ao longo de um determinado período. Nesse contexto, um estudo teve como objetivo avaliar a associação entre alterações na exposição à poluição do ar devido à mudança residencial e IMC em crianças e adolescentes em uma grande coorte populacional usando um desenho de estudo experimental natural.

O estudo foi de base populacional e incluiu crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, que se mudaram durante 2011 e 2018 e estavam registrados na atenção primária à saúde na Catalunha, Espanha. Poluentes do ar externo (dióxidos de nitrogênio e material particulado) foram estimados em nível de setor censitário residencial antes e depois da realocação, pontos de corte de tercis foram usados ​​para definir mudanças na exposição. O peso e a altura medidos rotineiramente no contexto do serviço de saúde foram usados ​​para calcular os escores z do IMC específicos para idade e sexo. Foi considerado um tempo mínimo de 180 dias após a mudança para observar alterações no zIMC.

46.644 crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, que se mudaram uma vez entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018, com pelo menos uma medida de peso e altura registrada na mesma visita antes e uma depois da mudança e com pelo menos uma medição de poluição atmosférica foram incluídos no estudo. Como as mudanças de endereço só eram registradas anualmente no Sistema de Informação para Pesquisa em Atenção Básica (SIDIAP), a data da mudança foi considerada o ponto médio do ano da mudança, ou seja, 30 de junho.

A mediana de idade foi de 4 anos (variando de 2 a 16 anos), 19% eram estrangeiros, aproximadamente 25% estavam nas áreas mais desfavorecidas no início do estudo. Em comparação com os que não se mudaram, os que se mudaram tinham uma proporção maior de estrangeiros e estavam mais carentes no início do estudo (quintos 4/5). Entre 59 e 67% mudaram-se para áreas de poluição atmosférica semelhante, 17-20% mudaram-se para áreas menos poluídas e 16-21% mudaram-se para áreas mais poluídas.

Mudar para áreas com mais poluição atmosférica foi associado a aumentos de IMC para todos os poluentes atmosféricos. A mudança para áreas de poluição atmosférica semelhantes foi associada a reduções no zIMC para todos os poluentes. Não foram encontradas associações para aqueles que se deslocam para áreas menos poluídas. As associações com a mudança para áreas mais poluídas foram mais fortes nas idades pré-escolar e primária. As associações não diferiram por estrato de privação de área.

Buscando soluções para prevenção do excesso de peso e obesidade infantil, os pesquisadores têm se concentrado nas características ambientais modificáveis. Mudanças nos comportamentos individuais, na estrutura da comunidade, no estilo de vida e no ambiente construído, e a exposição a certas substâncias, incluindo poluentes atmosféricos, mostraram estar associadas ao peso infantil e, segundo os autores, deveriam ser o foco das estratégias de prevenção a nível comunitário. Este experimento natural centrado na realocação residencial sugere que o aumento dos níveis de poluição atmosférica após a realocação pode levar ao aumento de peso das crianças e fornece mais evidências para apoiar os esforços em curso para reduzir os níveis de poluição atmosférica, bem como estratégias de prevenção a nível comunitário sobre o excesso de peso e a obesidade infantil.