Desafios do cuidado às pessoas com obesidade na atenção primária em tempos de COVID-19

Estigma relacionado ao peso corporal no cuidado em saúde
20 de fevereiro de 2024
Ultraprocessados e consumo de lanches
19 de março de 2024

A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel importante no cuidado integral aos usuários com obesidade, oferecendo tratamento individual, coletivo e apoio de equipes com profissionais de diferentes formações. A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para as equipes, uma vez que a APS foi demandada a se adequar às necessidades de orientar medidas de prevenção, monitorar grupos vulneráveis, organizar a oferta de vacinas e testes, além de promover o cuidado adequado e oportuno às pessoas acometidas pelo coronavírus. Neste sentido, um estudo teve como objetivo de analisar os desafios e estratégias na perspectiva dos profissionais da APS no cuidado às pessoas com obesidade no contexto da pandemia de Covid-19.

O trabalho foi realizado entre março a abril de 2022, utilizando a metodologia qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais que compõem uma Unidade de Saúde da Família, incluindo agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, dentistas e psicológicos.

Como principais resultados, o trabalho destaca que, para a equipe, tomar conhecimento da obesidade como fator de risco para a Covid-19 impactou relativamente pouco na priorização do cuidado diante da sobrecarga gerada pelas mudanças na organização e no processo de trabalho das equipes da APS durante a pandemia. A insegurança alimentar, falta de renda, descontinuidade de tratamentos e saúde mental são os principais desafios relatados. Estratégias como a realização de atividades coletivas e de promoção da saúde são destacadas como ações relevantes, mas de difícil execução.

Por fim, o trabalho aponta a necessidade de aperfeiçoar os processos de trabalho da APS, para avançar no cuidado às pessoas com obesidade, investindo no   trabalho multiprofissional e ampliando o vínculo entre profissionais de saúde e usuários. Acesse o texto completo clicando aqui.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *