Ferramentas para promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável desenvolvidas no Brasil: uma revisão de escopo

Ultraprocessados e consumo de lanches
19 de março de 2024
Tendências mundiais do baixo peso e da obesidade de 1990 a 2022
2 de abril de 2024

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) possui como uma de suas diretrizes a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) que compreende estratégias como a educação alimentar e nutricional e o incentivo à criação de ambientes promotores de alimentação adequada e saudável.

Uma das principais estratégias para a implementação da diretriz de PAAs é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) que leva em consideração aspectos biológicos, socioculturais e ambientais, no âmbito individual e coletivo, ampliando o conceito de alimentação adequada e saudável.  As recomendações do GAPB são apresentadas de forma qualitativa e orientadas pela regra de ouro “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”.

As recomendações qualitativas favorecem a disseminação e a compreensão das informações sobre alimentação adequada e saudável. Contudo, o processo de implementação dessas recomendações pode enfrentar barreiras e obstáculos que tornam necessária a criação de ferramentas que apoiem e favoreçam que as práticas alimentares saudáveis sejam adotadas no cotidiano da população.

Neste contexto, um estudo de revisão de escopo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e discutir as ferramentas existentes de promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável baseadas no GAPB . Nessa revisão foram incluídos estudos brasileiros que elaboraram ferramentas para a promoção e avaliação da alimentação adequada e saudável, para indivíduos de todas as faixas etárias, com base no GAPB.

A revisão de escopo resultou na seleção de dezesseis estudos: seis estudos que abordaram ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável e dez estudos que desenvolveram ferramentas para avaliação de práticas alimentares ou de conhecimento e atividades de profissionais de saúde.

Foram identificadas as seguintes ferramentas para promoção da alimentação adequada e saudável: um iconográfico para facilitar a compreensão da classificação NOVA; um jogo de cartas digital voltado para adolescentes; uma oficina educativa para formação de profissionais de saúde; duas ferramentas de mensagens para promoção de práticas alimentares saudáveis na população; e um protocolo clínico para orientar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

Os dez estudos sobre ferramentas para avaliação da alimentação, incluem um índice de Qualidade da Dieta adaptado para gestantes; duas escalas para avaliação de práticas alimentares; um instrumento de coleta de dados para auditoria do ambiente alimentar do consumidor; um índice que avalia o grau de confiança no desempenho de habilidades culinárias; uma escala para avaliação das práticas de EAN; um sistema de pontuação para avaliar a salubridade do ambiente alimentar do consumidor; um instrumento online de avaliação do conhecimento de profissionais de saúde sobre o GAPB; uma escala online para mensuração da eficácia de profissionais na aplicação das recomendações do GAPB; e um questionário de conhecimentos e práticas alimentares para crianças.

Segundo os autores, as ferramentas identificadas são objetivas e de fácil aplicação e utilização na rotina profissional para avaliação de práticas alimentares, ambiente do consumidor, prática profissional e PAAS. Além disso, as ferramentas abordadas auxiliam na superação de obstáculos e facilitam a implementação das recomendações do Guia, tornando essas mensagens mais acessíveis a população brasileira e dessa forma incentivando a adoção de uma alimentação adequada e saudável.

Os autores concluem que as ferramentas identificadas são essenciais para o processo de implementação e divulgação das recomendações propostas pelo GAPB e que o estudo de revisão poderá auxiliar os profissionais de saúde na escolha do instrumento mais adequado, contribuindo para o aprimoramento das ações de promoção da alimentação saudável nos ambientes de saúde.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *